Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Ativ1_3_Projetos e suas Características

   Projeto é uma organização de pessoas dedicadas visando atingir um propósito e objetivo específico.    No mínimo todos os projetos necessitam ter seus objetivos bem definidos e recursos suficientes para poderem desenvolver as tarefas requeridas”.  (TUMAN, 1983)                                                                  A prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber educação que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnologias. Segundo MARIA ELIZABETH ALMEIDA, é importante considerar três aspectos fundamentais para a prática pedagógica com projetos, com o uso de tecnologias.
 1) A explicação daquilo que se deseja atingir, e as ações que se pretende realizar. 
2)Interesse dos alunos. O projeto deve estar relacionado ao interesse dos alunos e fazer parte da vida dos mesmos, para que seja significativo, e assim desencadear o aprendizado.
 3) Integração das tecnologias e mídias.
 As estratégias utilizadas também são muito importantes para estimular os alunos e manter o interesse no projeto escolhido, pois se o educando não se entusiasmar com a problematização, haverá comprometimento da ação. E este também deve levar o aluno a pensar e refletir sobre os questionamentos, levando assim a discussões que geram criatividade nas soluções dos problemas.
 Este texto pretende explorar a importância da formação do professor para que ele tenha condições de desenvolver práticas pedagógicas com projetos que favoreçam a recontextualização do conhecimento na escola e na vida do aluno. Para enfatizar essas ideias são comentados alguns exemplos de práticas de sala de aula em que tecnologias foram articuladas à projetos para propiciar aos alunos a aprendizagem significativa, por meio do desenvolvimento de produções com o uso de diferentes mídias. 
A tecnologia não é um enfeite e o professor precisa compreender em quais situações ela efetivamente ajuda no aprendizado dos alunos. Observa-se que nem todos os projetos desenvolvidos ocorrem de maneira interdisciplinar. Ao trabalhar com projetos o aluno deixa de ser passivo e passa a ser o coautor da própria aprendizagem. Essa vantagem só ocorrerá se este for desenvolvido por meio da interdisciplinaridade, senão será mais uma metodologia fragmentada que por sua vez gerará também uma aprendizagem fragmentada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário