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quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Ativ_1_5_Proposta de Projeto


1-Identificação
Nome do Cursista: Aliny Abrahim de Oliveira
Nome da Escola: Escola Municipal Ribeiro Junqueira/Leopoldina_MG
Série: alunos do 6º ano
Número de Alunos: 28
e  Escola Estadual Justiniano Fonseca/ Tebas(Leopoldina_MG)
Série: 5º ano e 9 º ano
Número de alunos: 19 alunos cada.
2- Problemática a ser estudada/Definição do Tema
  O Projeto Brincadeiras Populares tem como base vivenciar as brincadeiras antigas que fazem parte do universo infantil, de nossa e outras regiões e que agora estão sendo substituídas por jogos eletrônicos. De acordo com Camila Araújo de Lima em seu artigo “A importância da recreação, danças e brincadeiras tradicionais” nos revela: as brincadeiras populares oferecem às pessoas uma oportunidade prazerosa de brincar com o próprio corpo, entendendo o corpo como meio e fim nas interações sócio - afetivas e no resgate das danças folclóricas, rodas e brinquedos populares cantados e é uma experiência significativa.
3- Justificativa
    As brincadeiras populares são consideradas como parte da cultura, sendo transmitidas de geração para geração. Muitas dessas brincadeiras preservam sua estrutura inicial, outras se modificam, recebendo novos conteúdos.
   No entanto, observa-se cada vez mais que o contato das crianças com brinquedos e brincadeiras tradicionais vem perdendo espaço para equipamentos eletrônicos de alta tecnologia, entre esses se destaca: vídeo-games, computadores, televisores e brinquedos de controle remoto.
   A reinserção das brincadeiras populares para FARIA JUNIOR (1996) tem um enfoque multicultural. O jogo é importante para o indivíduo dando a possibilidade de se expressar graças à prática lúdica.
   Outro fator preponderante nesse projeto é apresentar às nossas crianças a imensa cultura popular brasileira e seu folclore, como suas, músicas populares, danças brasileiras – brinquedo popular – e brincadeiras, afim de preservá-la no imaginário social.
4- Objetivo
  • Resgatar valores,
  • Socializar brincadeiras que eram realizadas no passado,
  • Ampliar seu círculo de brincadeiras,
  • Tornar as crianças mais solidários e participativas,
  • Incentivar o trabalho de equipe.
Competições de brincadeiras ( Corrida do Saco, Corrida da batata na colher, Dança das cadeiras, Taco, Amarelinha, Batata Quente, Cabo de Guerra, Pé de Lata, Elástico, Peteca, Queimada, etc );

  •     Reconhecer semelhanças e diferenças da criança de hoje e de outros tempos;
  •           Identificar o cotidiano de uma criança nos tempos atuais;
  •           Pesquisar com os adultos quais brincadeiras que  eles mais gostavam;
  •           Descobrir as principais manifestações folclóricas em nosso país;


5- Conteúdos

  • Educação Física - Brincadeiras
  • Língua Portuguesa- entrevista e questionário, mural, cartaz
  • Artes- Confecção de brinquedos;confecção de cartazes
  • Religião- respeito pelos diferentes costumes , cultura e  tradições que variam de região para região.

6_ Metodologia/Procedimentos/Cronograma

  • Pesquisa com pais, familiares, sobre brincadeiras/jogos do tempo deles em criança;
  • Diálogos e relatos;
  • Pesquisas na internet;
  • Confecção de Cartazes;
  •  Músicas;
  • Recreações, jogos e brincadeiras.


7_Recursos a serem utilizados
  • Questionário;
  • Internet;
  • Pesquisas;
  • Cartazes;
  • Data Show;
  • Máquina Digital entre outros materiais que as brincadeiras requerem.
8_Divulgação
  • Cartazes em exposição na escola na forma de mural;
  • Blog;
  • Facebook;

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