1-Identificação
Nome do
Cursista: Aliny Abrahim de Oliveira
Nome da
Escola: Escola Municipal Ribeiro Junqueira/Leopoldina_MG
Série:
alunos do 6º ano
Número de
Alunos: 28
e Escola Estadual Justiniano Fonseca/
Tebas(Leopoldina_MG)
Série: 5º
ano e 9 º ano
Número de
alunos: 19 alunos cada.
2- Problemática a
ser estudada/Definição do Tema
O
Projeto Brincadeiras Populares tem como base vivenciar as brincadeiras antigas
que fazem parte do universo infantil, de nossa e outras regiões e que agora
estão sendo substituídas por jogos eletrônicos. De
acordo com Camila Araújo de Lima em seu artigo “A importância da
recreação, danças e brincadeiras tradicionais” nos
revela: as
brincadeiras populares oferecem às pessoas uma oportunidade prazerosa de
brincar com
o próprio corpo, entendendo o corpo como meio e fim nas interações sócio -
afetivas e no resgate das danças folclóricas, rodas e brinquedos populares
cantados e é uma experiência significativa.
3- Justificativa
As brincadeiras populares são consideradas como
parte da cultura, sendo transmitidas de geração para geração. Muitas dessas
brincadeiras preservam sua estrutura inicial, outras se modificam, recebendo
novos conteúdos.
No entanto, observa-se cada vez mais que o
contato das crianças com brinquedos e brincadeiras tradicionais vem perdendo
espaço para equipamentos eletrônicos de alta tecnologia, entre esses se
destaca: vídeo-games, computadores, televisores e brinquedos de controle
remoto.
A reinserção das brincadeiras populares para
FARIA JUNIOR (1996) tem um enfoque multicultural. O jogo é importante para o
indivíduo dando a possibilidade de se expressar graças à prática lúdica.
Outro fator preponderante nesse projeto é
apresentar às nossas crianças a imensa cultura popular brasileira e seu
folclore, como suas, músicas populares, danças brasileiras – brinquedo popular
– e brincadeiras, afim de preservá-la no imaginário social.
4- Objetivo
- Resgatar valores,
- Socializar brincadeiras que eram realizadas no passado,
- Ampliar seu círculo de brincadeiras,
- Tornar as crianças mais solidários e participativas,
- Incentivar o trabalho de equipe.
Competições de brincadeiras ( Corrida do Saco, Corrida da batata na
colher, Dança das cadeiras, Taco, Amarelinha, Batata Quente, Cabo de Guerra, Pé
de Lata, Elástico, Peteca, Queimada, etc );
-
Reconhecer semelhanças e diferenças da criança de hoje e de outros tempos;
-
Identificar o cotidiano de uma criança nos tempos atuais;
-
Pesquisar com os adultos quais brincadeiras que eles mais gostavam;
-
Descobrir as principais manifestações folclóricas em nosso país;
5-
Conteúdos
- Educação
Física - Brincadeiras
- Língua
Portuguesa- entrevista e questionário, mural, cartaz
- Artes-
Confecção de brinquedos;confecção de cartazes
- Religião-
respeito pelos diferentes costumes , cultura e tradições que variam de região para
região.
6_ Metodologia/Procedimentos/Cronograma
- Pesquisa com pais,
familiares, sobre brincadeiras/jogos do tempo deles em criança;
- Diálogos e relatos;
- Pesquisas na
internet;
- Confecção de Cartazes;
- Músicas;
- Recreações, jogos e
brincadeiras.
7_Recursos a serem utilizados
- Questionário;
- Internet;
- Pesquisas;
- Cartazes;
- Data
Show;
- Máquina
Digital entre outros materiais que as brincadeiras requerem.
8_Divulgação
- Cartazes
em exposição na escola na forma de mural;
- Blog;
- Facebook;
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