Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de maio de 2012

ATLETISMO ESCOLAR


     O atletismo é um  conteúdo que deve estar presente nas propostas curriculares das escolas e, para entendermos o porquê disso, precisamos saber que devido as suas características próprias, esse se constitui um conhecimento produzido durante toda a existência humana.
O Atletismo é estritamente ligado aos movimentos naturais do ser
humano de correr, marchar, lançar, arremessar e saltar, e, por
isso, é chamado de esporte base
. (GONÇALVES, 2007, p. 01)
Sua história faz referência à trajetória esportiva do homem, sendo
que em Olímpia, na Grécia Antiga, desde 776 a. C. já existiam disputas
para saber quem era o mais rápido em distâncias de cerca de 170
metros. [...] As provas de atletismo foram as que mais tiveram
audiência na primeira Olimpíada da Era Moderna, em Atenas, em
1896. Atualmente, o esporte possui provas de pista (corridas), de
campo (saltos e lançamentos).

  O atletismo é um conteúdo importante e atraente para as crianças, desde que as habilidades exigidas para a sua prática sejam significativas para elas, sendo essas habilidades próprias do mundo infantil.


“O atletismo é um conteúdo esquecido



em nossas escolas, talvez por vários
motivos, tais como: falta de espaço ou
local apropriado, falta de material
adequado, desmotivação dos
professores por terem que improvisar
várias situações (material, local) para
suas aulas, também desmotivando os
alunos.


 Constatada essa situação, eu  quis fazer algo para   mudar . Professora de educação física e também árbitra de Atletismo decidi divulgar o esporte, sua história, e torná-lo um conteúdo tão atraente quanto o futsal. 

 Ao  pensar em trabalhar o Atletismo, nas escolas, E.M.Ribeiro Junqueira,  E.E Justiniano Fonseca e  E.M Osmar Lacerda França,  primeiramente tive como aliada uma ferramenta pedagógica digital, o uso do Data Show. Apresentei aos alunos uma pista oficial de Atletismo,tamanho,formato, raias e suas principais provas: de pista( corridas) e de campo(somente saltos). Depois assistimos alguns vídeos com os principais atletas do esporte, brasileiros e não. 

  E.E.JUSTINIANO FONSECA


  A primeira prova trabalhada com meus alunos do 1º ao 5ºano foi a corrida de velocidade. Pelo nosso espaço físico ser restrito, nosso atletismo foi denominado mini atletismo,  as corridas foram menores e as raias reduzidas para 4, mas a regra das corridas de velocidade se mantiveram, não podia sair da raia. Confira:


  

  Depois a corrida com barreiras foi trabalhada, como há falta de espaço o jeito foi improvisar e usar a criatividade que o local oferece, por isso fiz um circuito de corrida com barreiras utilizando pneus, cabo de vassouras e materiais pedagógicos.

Nosso circuito de corrida com barreiras












   Nesta semana(06/06/12), os alunos do 1º ao 5º ano da Justiniano participaram da corrida de revezamento. Nossa corrida apresentava 3 fases. Na 1ª fase, os alunos tinham que passar pelos pneus com o bastão. Na 2ª fase, os alunos corriam contornando os cones, também na posse do bastão. Na 3ª fase os alunos tinham que colocar 1 de cada vez os bambolês nos alunos que estavam parados na frente. Na volta eles corriam por fora e entregavam o bastão para o próximo. Não podia esquecer o bastão para trás.


1ª fase da corrida de revezamento


2ª fase contornar os cones














3ª fase da corrida de revezamento colocar os bambolês 1 a 1




Entrega dos bastões







E.M.RIBEIRO JUNQUEIRA

   Começamos nossas corridas na escola também pelas corridas de velocidade, e da mesma forma a criatividade foi colocada para funcionar.
    As raias foram feitas de fita crepe e para as corridas com barreiras, utilizamos cones e bastões. Observe:

Nossa pista feita apenas com 2 raias e 3 barreiras.











    Na próxima semana os alunos do 6º ano participarão da corrida de revezamento.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

ativ_2_5_lyni

FAMÍLIA




A influência exercida pela família determina o estilo de uma sociedade. Infelizmente podemos observar uma sociedade com visões distorcidas, e a consequência disto é uma geração que não conhece o que é o amor, que não acredita nas pessoas, que não respeita o ser humano, uma sociedade desonesta, egoísta, individualista, que passa em cima de tudo e de todos para alcançar seus objetivos, mesmo que tenha que matar, roubar, mentir, extorquir.



Falam-se muito de crianças abandonadas nas ruas, mas esquecem que as crianças estão sendo abandonadas dentro dos lares. Estamos transferindo nossas responsabilidades de educarmos,  de repassar  valores morais, éticos, sociais para a escola, para os professores. E depois não compreendemos o motivo que tem levado nossos jovens para o submundo dos vícios.


 É no lar que se aprende o respeito pelo próximo, bons hábitos, amor, lealdade, honestidade. Se isto não existe dentro de sua casa, automaticamente não haverá na sociedade onde vivem.
O lar molda o caráter, pode dar o senso de segurança ou não, onde ajudará a criança a desenvolver a sua personalidade.



Famílias que sabem o valor da fidelidade primeiro com Deus e depois com o seu próximo, sabem o valor do respeito ao ser humano. Família é um projeto de Deus. E nós temos a obrigação de cooperarmos com Ele na sua preservação.


Lembro-me bem disso. Tive uma criação baseada nas tradições mulçumanas, onde a família é a fundação e base da sociedade mulçumana. Algumas características sempre estiveram presentes no meu lar, um ambiente sempre caseiro, seguro , agradável, saudável para todos.



As virtudes humanas tais como o amor, compaixão, sacrifício, justiça, respeito, sempre foram enfatizadas pelos meus pais. Lembro-me como se fosse hoje minha mãe falando que a  responsabilidade de educar era dela, mas era meu dever me esforçar para tratá-los da melhor maneira possível, porque Pai e Mãe, era tudo o que de melhor poderia existir na vida, e que eu tinha a obrigação de agradecer a Deus por isso e fazer por onde, já que eles agradeciam e oravam por nós(filhas) por considerar o mesmo. 


Lembro-me de quantas vezes peguei minha mãe chorando, sentindo a falta dos Pais dela, que só minha avó cheguei a conhecer. E ela sempre enfatizando, que falta faz um colo de mãe!!!!!



Embora nascida e criada no Brasil, tive tios que vieram pequenos do Líbano, mas as tradições familiares ficaram presentes, embora outros costumes, passaram a ser deixados de lado, talvez pela dificuldade em mantê-los, sei lá.



Mas o que aprendi com meus pais, em especial a minha mãe, tento da melhor maneira repassar para a minha família. Eu, marido e 2 filhas.



Perdi minha mãe quando eu ainda fazia faculdade, só tinha 19 anos, e o meu pai eu perdi 3 anos mais tarde, grávida de 8 meses da minha primeira filha. Hoje sei o que minha mãe sentia, quando eu várias vezes a peguei chorando, sentindo falta de sua mãe. Que falta faz um colo de mãe mesmo!!!!!!



 As virtudes repassadas por ela, e a importância que ela retratava sobre a Família, nunca esquecerei. Uma frase era bastante usada por ela...


... “ Os mais velhos devem sempre ser respeitados, as crianças sempre encantam o lar, e Família, por mais errada, que alguém(família) possa estar, é sangue  do seu sangue, não há maior pessoa que te queira bem, como primeiramente sua Mãe, Pai e irmãos. Lembre-se disso.” E eu sempre lembro.



ativ_2_3_lyni


Conceituando Hipertexto

       Utilizar hipertexto é a maneira que se tem de percorrer caminhos abertos, sem sequência, movendo-se rapidamente de uma seção de texto, para outras relacionadas. È a busca ilimitada de outros textos, a partir de escolhas locais e sucessivas.

         Navegar em hipertextos é navegar de maneira exploratória, sem regras para se seguir, com a finalidade somente de adquirir mais e mais conhecimentos.

 Mas se você realmente não souber o que procura, por onde começar, e que fim tomar, esta ferramenta, que permite acessar números ilimitados de conhecimentos, ao invés de te ajudar pode te deixar confuso e desnorteado. Esta foi a impressão que tive quando navegava. Muita informação ás vezes pode atrapalhar.

ativ_1_2_liny


O QUE É SER PROFESSOR HOJE?

Ser professor nos dias de hoje, vai além de saber ensinar, transmitir conhecimento. Tem que ser uma pessoa totalmente moderna, tem que saber utilizar os recursos tecnológicos como ferramenta de ensino, porque a inclusão digital tomou conta da nossa realidade.

Ser professor nos dias de hoje mesmo com toda a tecnologia presente, se tornou uma tarefa difícil, árdua, pois os desafios se fazem presentes todos os dias. Desinteresse é geral, não existe mais respeito, nem pelos colegas, nem pelos professores, alunos não tem medo de notas vermelhas e nem de repetirem o ano, afinal, nos tempos de hoje, eles nem sabem que isso existia. Violência ronda as escolas e é notícia sempre nas mídias, agressões verbais e físicas acontecem, a estrutura familiar e o acompanhamento dos filhos na escola desapareceram assim como o interesse em estudar.

Apesar de todos os aspectos negativos que hoje nós nos deparamos ao chegar ao trabalho e constatar esta terrível realidade, poucas profissões em todo o mundo transmitem conhecimento, isso é um dom, é viver intensamente. Não dá para imaginar o mundo, o futuro sem educadores. Os educadores transformam a informação em conhecimento, como também formam pessoas.

E como todo constante e presente desafio que nossa profissão nos dá, estamos sempre aprendendo lições , aprendendo soluções, aprendendo experiências, onde nos caberiam ensinar, e ás vezes situações, contextos, da sociedade escolar em que trabalhamos nos tornamos aprendizes.

ativ_1_6_lyni


FICHAMENTO:
NOME DO PROGRAMA/TEMA: ATIVIDADE 1 /ATIVIDADE FÍSICA E SEUS BENEFÍCIOS PARA A NOSSA SAÚDE.
ÁREA DO CONHECIMENTO: EDUCAÇÃO FÍSICA E CIÊNCIAS NATURAIS . ENSINO FUNDAMENTAL INICIAL.
SÍNTESE: De acordo com o plano de aula, 2 vídeos foram selecionados para os alunos assistirem. O 1º vídeo ressaltava a importância de se adotar um estilo de vida saudável. Vários capitais do Brasil foram ranquiadas de acordo com OMS como capitais mais saudáveis do país. Natal capital com menor índice de fumantes, Goiânia onde mais se come hortaliças, Vitória capital do exercício físico, mais foi a Capital Sergipana, Aracaju, que a soma de todos estes fatores levou o título. 1º lugar conquistado com a adoção de novos hábitos ( exercícios físicos) e preservação de velhas tradições( ervas medicinais ,frutas e  hortaliças plantadas no quintal de casa para manter a saúde).
Políticas públicas saudáveis implantadas na Capital Aracaju disponibilizaram profissionais de educação física e profissionais da saúde pela Universidade Federal de Sergipe nas praças de 3 a 5 vezes por semana, em 15 espaços públicos, com o projeto ACADEMIA DA CIDADE, movimentando 5000 pessoas. Resultados já foram percebidos, as pessoas diminuíram uso de medicamentos, ida aos postos de saúde e maior disposição percebida por elas mesmas.
O 2º vídeo quis retratar que fazer exercícios físicos é bom para o Cérebro, destacando 5 razões:
1)Risco menor de sofrer AVCs, 2)Calmante para o corpo e para o cérebro, 3)Diminui o stress, 4)Reduz a dor, 5)Melhora a memória..
CONCLUSÃO: Ponto positivo: O primeiro vídeo foi bastante interessante de assistir e por trabalhar com os anos iniciais do ensino fundamental, creio que o objetivo foi atingido. È uma referência para ser adotada na minha prática pedagógica. Foi um vídeo que transmitiu informação de forma clara e eficaz.
 Ponto Negativo: O segundo vídeo. Vídeo com exposição de palavras bem científicas, (sistema de recompensa, sistema parassimpático, prolactina), muita informação até chegar realmente nos benefícios. Acredito que aqui nos anos iniciais do ensino fundamental a assimilação da aprendizagem foi prejudicada. Somente no final do vídeo um resumo é feito com palavras fáceis dos benefícios dos exercícios físicos para o cérebro. Dessa maneira no lugar do 2º vídeo eu montaria um slide e apresentaria no Data show os principais benefícios dos exercícios físicos para o cérebro, com clareza e simplicidade.

ativ_1_5_lyni


PRÁTICA PEDAGÓGICA INTEGRADORA ATIV_1_5
Na semana passada utilizei o Data Show como ferramenta pedagógica para trabalhar o conteúdo Atletismo nas turmas dos 6º anos. Como a E. M. Osmar Lacerda França não dispõe de uma pista oficial de Atletismo, isto não impossibilitou dos alunos conhecerem uma pista oficial, também de trabalhar e visualizar todas as outras provas existentes do Atletismo com suas regras básicas.
Um slide foi montado por mim, definindo o que é o Atletismo. Como é a pista, tamanho, formato, quantidade de raias. Suas principais provas de corridas, saltos e arremessos. Também havia fotos para exemplificar cada tipo de prova. A cada foto que se passava as regras iam sendo explicadas. E com o passar do tempo à atenção dos alunos foi aumentando.
Esta é uma das maiores vantagens que a tecnologia digital permite, senão a maior, proporcionar situações de aprendizagem que vão além da realidade, recurso e conhecimento de nossos alunos, senão é vivenciar, pelo menos conhecer.
Uma aula bem elaborada com o Data Show não tem como não ser interessante, pois o principal objetivo é facilitar a aprendizagem e achar um caminho para motivar os alunos no novo tema abordado, tornando dessa maneira a tecnologia uma aliada na prática pedagógica do professor e a aprendizagem significativa para os alunos.
Tenho certeza que o meu objetivo foi atingido mesmo sem ter colocado ninguém para correr!!!! Rsrsrsr.

ativ_1_4_lyni




ativ_1_1_lyni


UNIDADE 1- TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA
Tecnologia gera mudanças! Mudanças estas que acontecem na sociedade a todo momento. Há tempos atrás, o desenvolvimento tecnológico substituiu o trabalho humano por máquinas, facilitando e aumentando a produção de alimentos e outras matérias primas. Outro exemplo de desenvolvimento tecnológico na sociedade, foi a facilidade do homem de se comunicar com o outro sem sair do lugar, antes pelo celular, agora além de você se comunicar com as pessoas pelo celular você ainda pode vê-las e entrar na internet, coisas antes só feitas pelo computador, hoje também são realizadas também pelo celular. Temos também o jeito como o homem se locomove, o automóvel, outra tecnologia que sofre mudanças a cada instante, carros cada vez mais sofisticados, sem contar os aviões.
A tecnologia também deve ser empregada no ambiente escolar, com o objetivo de proporcionar ao aluno um ensino de melhor qualidade e de forma mais prazerosa possível.
Em relação ao profissional da educação, a tecnologia de hoje deve ser vista como uma ferramenta pedagógica que proporciona ao professor condições para fazer a diferença na hora da transmissão de conhecimento.
  Diversos podem ser estas tecnologias utilizadas no ambiente escolar como: DVD, Data Show, Computadores. Estes recursos estando disponíveis e usados de maneira correta, se tornam  um grande facilitador da aprendizagem e  consequentemente  despertam e aumentam o interesse do aluno pela aprendizagem.


quinta-feira, 24 de maio de 2012

COPASA VISITA A E.M OSMAR LACERDA FRANÇA COM O PROJETO CHUÁ

Programa Chuá de Educação Sanitária e Ambiental
Pela própria natureza da sua atividade - o saneamento - a Copasa sempre manteve um forte vínculo com as instituições de ensino e o público escolar. O estudo da água, do processo de tratamento, das noções básicas de higiene e limpeza, e das doenças de veiculação hídrica são assuntos ligados direta ou indiretamente ao saneamento e fazem parte do currículo escolar de todas as instituições de Ensino Fundamental. Atender as solicitações de visitas às instalações da Copasa  e palestras sempre foram rotina na empresa que desenvolveu um Programa especialmente para prover essa aproximação.
       Diante dos grandes desafios que a sociedade em geral tem enfrentado frente às questões ambientais, o Programa Chuá, inicialmente criado apenas para apoio aos alunos da 5º ano, passa a propiciar educação sanitária e ambiental para todos os públicos da Empresa. A Copasa, ciente do seu importante papel social como agente construtor do saneamento básico, entende que  educação sanitária e ambiental é um aliado indispensável da qualidade de vida dos municípios mineiros. Nas visitas e palestras os técnicos da empresa ensinam noções sobre o tratamento da água e do esgoto, consumo consciente,  cuidados com o meio ambiente, processos de monitoramento da água tratada pela empresa em seus laboratórios, cuidados com as áreas de preservação, entre outros.
     Hoje dia 24 de maio, a visita aconteceu na E.M.Osmar Lacerda França para todos os alunos do 6º ano.






    Foi uma palestra e tanto, tenho certeza que a partir de agora nossos alunos terão consciência evitando jogar um lixo no chão e também evitando deixar a água aberta á toa.  

sábado, 19 de maio de 2012

DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA MUNICIPAL RIBEIRO JUNQUEIRA


FAMÍLIA
É grande a importância da família para a construção de uma sociedade estruturada, saudável e equilibrada.
A família continua sendo sem dúvida a base. Se a base for desestruturada, automaticamente estaremos construindo uma sociedade doente e desequilibrada.


  A influência exercida pela família determina o estilo de uma sociedade.


Infelizmente podemos observar uma sociedade com visões distorcidas, e a consequência disto é uma geração que não conhece o que é o amor, que não acredita nas pessoas, que não respeita o ser humano, uma sociedade desonesta, egoísta, individualista, que passa em cima de tudo e de todos para alcançar seus objetivos, mesmo que tenha que matar, roubar, mentir, extorquir.


Falam-se muito de crianças abandonadas nas ruas, mas esquecem que as crianças estão sendo abandonadas dentro dos lares. Estamos transferindo nossas responsabilidades de educarmos,  de repassar  valores morais, éticos, sociais para a escola, para os professores. E depois não compreendemos o motivo que tem levado nossos jovens para o submundo dos vícios.

 É no lar que se aprende o respeito pelo próximo, bons hábitos, amor, lealdade, honestidade. Se isto não existe dentro de sua casa, automaticamente não haverá na sociedade onde vivem.
O lar molda o caráter, pode dar o senso de segurança ou não, onde ajudará a criança a desenvolver a sua personalidade.



Famílias que sabem o valor da fidelidade primeiro com Deus e depois com o seu próximo, sabem o valor do respeito ao ser humano. Família é um projeto de Deus. E nós temos a obrigação de cooperarmos com Ele na sua preservação.


 E foi com este propósito que pais, alunos, professores, diretora, secretária municipal de educação e conselheira tutelar se encontraram hoje, na escola Ribeiro Junqueira.


Conselheira Tutelar Maria do Carmo falando da importância da Família para a formação dos filhos na vida escolar e social. 

Apresentação  de dança dos alunos sobre o tema Família.



                             Depois foi a vez dos pais se divertirem...
...  Para finalizar e agradecer a presença das famílias ali presente, as mães tiveram um momento descontraído e foram dançar 3 coreografias feitas e repassadas  por mim, enquanto os pais foram jogar uma partida de futsal com seus filhos orientados pelo  professor de Educação Física Thiago.

<><><><><><>
Coreografia do João Lucas e Marcelo Eu queroTchu, eu quero Tcha












Coreografia do João Neto e Frederico Lê lê lê






<><><><><><>
Coreografia Sorriso Maroto Assim você mata o papai




Pais e Alunos no Futsal com o professor Thiago

CURIOSIDADE: FAMÍLIA E O ESPORTE : A SUA IMPORTÂNCIA


       Talvez você não saiba, mas  dia 15 de maio, é o Dia Internacional das Famílias. E família é algo sagrado. Todo mundo precisa de um porto seguro, de um lugar onde se refugiar quando tudo parece dar errado, e de pessoas que comemorem, com sinceridade total, as suas vitórias e conquistas.


    Muito se fala sobre o que é necessário para o sucesso de um atleta, o que é mais importante na formação de um campeão e, na maioria das vezes, a lista é composta por talento, aptidão física, poder de superação, persistência, paciência para se desenvolver tecnicamente, ter um grande professor e pertencer a um centro esportivo que dê a ele condições de crescimento. Mas, mesmo tudo com isso, será difícil conquistar grandes resultados se o atleta não tiver uma base familiar que possibilite que ele enfrente os desafios e, principalmente, que se erga novamente e aprenda com as várias derrotas. Afinal, são as derrotas que nos fazem progredir e melhorar.


   Como diz o jargão de um comercial antigo, “não basta ser pai, tem que participar”. Não basta ter talento, para brilhar no esporte é fundamental ter parceiros na família.

     Feliz Dia da Família!!!