O atletismo é um conteúdo que deve estar presente nas propostas curriculares das escolas e, para entendermos o porquê disso, precisamos saber que devido as suas características próprias, esse se constitui um conhecimento produzido durante toda a existência humana.
O Atletismo é estritamente ligado aos movimentos naturais do ser
humano de correr, marchar, lançar, arremessar e saltar, e, por
isso, é chamado de esporte base
. (GONÇALVES, 2007, p. 01)
Sua história faz referência à trajetória esportiva do homem, sendo
que em Olímpia, na Grécia Antiga, desde 776 a. C. já existiam disputas
para saber quem era o mais rápido em distâncias de cerca de 170
metros. [...] As provas de atletismo foram as que mais tiveram
audiência na primeira Olimpíada da Era Moderna, em Atenas, em
1896. Atualmente, o esporte possui provas de pista (corridas), de
campo (saltos e lançamentos).
O atletismo é um conteúdo importante e atraente para as crianças, desde que as habilidades exigidas para a sua prática sejam significativas para elas, sendo essas habilidades próprias do mundo infantil.
“O atletismo é um conteúdo esquecido
em nossas escolas, talvez por vários
motivos, tais como: falta de espaço ou
local apropriado, falta de material
adequado, desmotivação dos
professores por terem que improvisar
várias situações (material, local) para
suas aulas, também desmotivando os
alunos.
Constatada essa situação, eu quis fazer algo para mudar . Professora de educação física e também árbitra de Atletismo decidi divulgar o esporte, sua história, e torná-lo um conteúdo tão atraente quanto o futsal.
Ao pensar em trabalhar o Atletismo, nas escolas, E.M.Ribeiro Junqueira, E.E Justiniano Fonseca e E.M Osmar Lacerda França, primeiramente tive como aliada uma ferramenta pedagógica digital, o uso do Data Show. Apresentei aos alunos uma pista oficial de Atletismo,tamanho,formato, raias e suas principais provas: de pista( corridas) e de campo(somente saltos). Depois assistimos alguns vídeos com os principais atletas do esporte, brasileiros e não.
E.E.JUSTINIANO FONSECA
A primeira prova trabalhada com meus alunos do 1º ao 5ºano foi a corrida de velocidade. Pelo nosso espaço físico ser restrito, nosso atletismo foi denominado mini atletismo, as corridas foram menores e as raias reduzidas para 4, mas a regra das corridas de velocidade se mantiveram, não podia sair da raia. Confira:
Depois a corrida com barreiras foi trabalhada, como há falta de espaço o jeito foi improvisar e usar a criatividade que o local oferece, por isso fiz um circuito de corrida com barreiras utilizando pneus, cabo de vassouras e materiais pedagógicos.
| Nosso circuito de corrida com barreiras |
| 1ª fase da corrida de revezamento |
| 2ª fase contornar os cones |
| 3ª fase da corrida de revezamento colocar os bambolês 1 a 1 |
| Entrega dos bastões |
E.M.RIBEIRO JUNQUEIRA
Começamos nossas corridas na escola também pelas corridas de velocidade, e da mesma forma a criatividade foi colocada para funcionar.
As raias foram feitas de fita crepe e para as corridas com barreiras, utilizamos cones e bastões. Observe:
![]() |
| Nossa pista feita apenas com 2 raias e 3 barreiras. |







Nenhum comentário:
Postar um comentário