Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de junho de 2012

ativ_2_9_lyni


OLIMPÍADAS DE LONDRES 2012

 REGISTRO E DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE:

O tema Olimpíadas foi repassado para os alunos através do recurso tecnológico Data Show, porque a Escola Municipal Ribeiro Junqueira não possui um laboratório de informática, onde os alunos pudessem navegar e pesquisar o assunto na internet.

         Um slide foi montado contado a história dos mascotes, como foi elaborada a sua criação, como eles ganham vida,o porquê dos  seus nomes, que foram inspirados na rica história que o país sede das Olimpíadas possui.   

         Depois separadamente ressaltei as características marcantes que cada mascote possuía e seu significado.

         Simultaneamente à apresentação do slide montado por mim, repassei para os alunos os vídeos lançados pelo Comitê Olímpico Organizador que divulgam a história dos mascotes e apresentam os atletas olímpicos e paraolímpicos britânicos na forma de desenho. O quase conto de fadas foi criado por Michael Morpurgo, autor de livros infantis.




Expliquei que estes vídeos foram divulgados em 2010 e 2011, e que através deles que o mundo conheceria os novos mascotes das Olimpíadas, já que são personagens criados para representar os Jogos Olímpicos de uma forma descontraída e animada. Também são muito utilizados para divulgar o evento nos meios de comunicação e atrair a atenção das crianças.

         Apresentei as modalidades que serão disputadas também na forma de vídeo.



         No final apresentei aos alunos um vídeo de 3 de maio de 2012 que faz referência ao Brasil,e expliquei o porquê desta referência que o vídeo fala. O vídeo ainda está em pedaços (trailers), mas, já deixa claro que terá um final até junho e será o capítulo final da aventura de Wenlock e Mandeville rumo aos Jogos Olímpicos de Londres.


MINHAS REFLEXÕES:

         Mesmo com a falta de um laboratório de informática, o uso do Data Show que permite reproduzir slides e vídeos não deixou nada a desejar sobre o Tema abordado:Olimpíadas de Londres 2012.

         Percebi nos alunos, que por se tratar de uma aula de educação física onde o que eles querem é “suar a camisa”, o conteúdo abordado foi feito de maneira interessante que chamou a atenção de todos para o assunto.

         O vídeo que o Comitê Olímpico produziu associado com os meus slides reforçaram a aprendizagem e a assimilação do conteúdo e deixou a minha aula muito mais colorida e divertida.

         Foi uma aula de Educação Física diferente de tudo o que eles estavam acostumados a ver e fazer, e acho que o uso da tecnologia utilizada na aula contribuiu para a ideia que informação e conhecimento também fazem parte das aulas de Educação Física, associado ao que acontece na mídia, no mundo, no Esporte.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário