OLIMPÍADAS
DE LONDRES 2012
 REGISTRO E DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE:
O
tema Olimpíadas foi repassado para os alunos através do recurso tecnológico
Data Show, porque a Escola Municipal Ribeiro Junqueira não possui um
laboratório de informática, onde os alunos pudessem navegar e pesquisar o
assunto na internet. 
         Um slide foi montado contado a história dos mascotes, como
foi elaborada a sua criação, como eles ganham vida,o porquê dos  seus nomes, que foram inspirados na rica
história que o país sede das Olimpíadas possui.    
         Depois separadamente ressaltei as características marcantes
que cada mascote possuía e seu significado.
         Simultaneamente à apresentação do slide montado por mim,
repassei para os alunos os vídeos lançados pelo Comitê Olímpico Organizador que
divulgam a história dos mascotes e apresentam os atletas olímpicos e
paraolímpicos britânicos na forma de desenho. O quase
conto de fadas foi criado por Michael
Morpurgo, autor de livros infantis.
Expliquei
que estes vídeos foram divulgados em 2010 e 2011, e que através deles que o
mundo conheceria os novos mascotes das Olimpíadas, já que são personagens
criados para representar os Jogos Olímpicos de uma forma descontraída e
animada. Também são muito utilizados para divulgar o evento nos meios de
comunicação e atrair a atenção das crianças. 
         Apresentei as modalidades que serão
disputadas também na forma de vídeo.
         No final apresentei aos alunos um vídeo
de 3 de maio de 2012 que faz referência ao Brasil,e expliquei o porquê desta
referência que o vídeo fala. O vídeo ainda está em pedaços (trailers), mas, já
deixa claro que terá um final até junho e será o capítulo final da aventura de
Wenlock e Mandeville rumo aos Jogos Olímpicos de Londres. 
MINHAS REFLEXÕES:
         Mesmo com a falta de um laboratório de informática, o uso do Data
Show que permite reproduzir slides e vídeos não deixou nada a desejar sobre o
Tema abordado:Olimpíadas de Londres 2012.
         Percebi nos alunos, que por se tratar
de uma aula de educação física onde o que eles querem é “suar a camisa”, o
conteúdo abordado foi feito de maneira interessante que chamou a atenção de
todos para o assunto. 
         O vídeo que o Comitê Olímpico produziu
associado com os meus slides reforçaram a aprendizagem e a assimilação do
conteúdo e deixou a minha aula muito mais colorida e divertida. 
         Foi uma aula de Educação Física
diferente de tudo o que eles estavam acostumados a ver e fazer, e acho que o
uso da tecnologia utilizada na aula contribuiu para a ideia que informação e
conhecimento também fazem parte das aulas de Educação Física, associado ao que
acontece na mídia, no mundo, no Esporte. 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário