TEMA
DA AULA: ESPORTE ATLETISMO
DATA: Mês de
Junho
MODALIDADE/NÍVEL
DE ENSINO: EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
COMPONENTE
CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA
TEMA:
ATLETISMO
DADOS
DA AULA:   O que o
aluno poderá aprender com esta aula.
OBJETIVOS:
ü  Conhecer
a modalidade Atletismo e suas modalidades: corridas e saltos somente.
ü  Conhecer
o tamanho, formato e a quantidade de raias da pista oficial de Atletismo e as
principais corridas.
ü  Vivenciar
alguns tipos de corridas com as adaptações necessárias, recriando suas regras
de acordo com a realidade da escola.
 
DURAÇÃO
DAS ATIVIDADES:
4  aulas de 50 minutos cada.
ESTRATÉGIAS
DAS AULAS
1º
MOMENTO
    Para esta aula é importante no 1º momento a
utilização do recurso digital, Data Show, para os alunos conhecerem o que é uma
Pista de Atletismo, seu formato e tamanho. O que são raias e algumas corridas
do Atletismo.
2º
MOMENTO
   Depois de apresentada algumas corridas,
falar de suas regras básicas; como a corrida de velocidade, corrida com
barreiras e corrida de revezamento. Assistir vídeo com os principais atletas do
Atletismo nestas corridas e continuar a explicar.
3º
MOMENTO
  Vivenciar a corrida de velocidade adaptando as
raias de 8 para 4 devido ao espaço físico. 
Utilizar a regra básica da corrida de velocidade e também a partida em
saída alta e em saída baixa.
4º
MOMENTO
   Vivenciar a corrida de revezamento junto com
a corrida com barreiras, de modo que se faça as 2 corridas, porém em forma de
estafeta, devido ao espaço físico.
 
 
5º
MOMENTO
   Para
esta aula também é importante o recurso digital para visualizar os 4 tipos de
saltos encontrados no Atletismo. Suas regras básicas e suas diferenças.
Assistir aos vídeos para melhor entender os saltos executados com os principais
atletas brasileiros e internacionais.
6º
MOMENTO
   Finalizando foi entregue aos alunos um texto
contando a história do Atletismo, sua origem, seu lema e curiosidades do mesmo.
Também foi entregue aos alunos um outro texto, informando como surgiu uma das
principais provas do Atletismo e símbolo das Olimpíadas: A Maratona.
RECURSOS
COMPLEMENTARES
Data Show, pneus, cones,
bambolês, bastões, giz, apito, fita crepe .
AVALIAÇÃO
ü  Verificar se os alunos reconhecem
as provas de corridas e saltos do atletismo, através de avaliação por escrito.
ü  Pedir aos alunos que apontem
quais as adaptações foram realizadas e recriadas para a realidade da
escola e porquê.
ü  Verificar se os alunos reconhecem
a História do Atletismo, seu lema, sua origem e outras curiosidades.
 
ü  Verificar se os alunos reconhecem
e sabem executar a regra básica de cada corrida apresentada a eles.
ü  Verificar se os alunos reconhecem
como surgiu a Maratona, uma prova tão importante do Atletismo e das Olimpíadas.
 MEU COMENTÁRIO
  O Atletismo é uma modalidade que envolve corridas, saltos e arremessos. Somente
as corridas e saltos foram trabalhados, porém só as corridas vivenciadas,
devido ao espaço físico, falta de material próprio e de segurança para a
execução do mesmo.
ü  Vivenciar
alguns tipos de corridas com as adaptações necessárias, recriando suas regras
de acordo com a realidade da escola.
   Vivenciar a corrida de revezamento junto com
a corrida com barreiras, de modo que se faça as 2 corridas, porém em forma de
estafeta, devido ao espaço físico.
ü  Verificar se os alunos reconhecem
a História do Atletismo, seu lema, sua origem e outras curiosidades.
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário