Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de junho de 2012

ativ_3_3_lyni


TEMA DA AULA: ESPORTE ATLETISMO
DATA: Mês de Junho
MODALIDADE/NÍVEL DE ENSINO: EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA
TEMA: ATLETISMO
DADOS DA AULA:   O que o aluno poderá aprender com esta aula.
OBJETIVOS:
ü  Conhecer a modalidade Atletismo e suas modalidades: corridas e saltos somente.
ü  Conhecer o tamanho, formato e a quantidade de raias da pista oficial de Atletismo e as principais corridas.
ü  Vivenciar alguns tipos de corridas com as adaptações necessárias, recriando suas regras de acordo com a realidade da escola.
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES:
4  aulas de 50 minutos cada.
ESTRATÉGIAS DAS AULAS
1º MOMENTO
    Para esta aula é importante no 1º momento a utilização do recurso digital, Data Show, para os alunos conhecerem o que é uma Pista de Atletismo, seu formato e tamanho. O que são raias e algumas corridas do Atletismo.
2º MOMENTO
   Depois de apresentada algumas corridas, falar de suas regras básicas; como a corrida de velocidade, corrida com barreiras e corrida de revezamento. Assistir vídeo com os principais atletas do Atletismo nestas corridas e continuar a explicar.
3º MOMENTO
  Vivenciar a corrida de velocidade adaptando as raias de 8 para 4 devido ao espaço físico.  Utilizar a regra básica da corrida de velocidade e também a partida em saída alta e em saída baixa.
4º MOMENTO
   Vivenciar a corrida de revezamento junto com a corrida com barreiras, de modo que se faça as 2 corridas, porém em forma de estafeta, devido ao espaço físico.
 
5º MOMENTO
   Para esta aula também é importante o recurso digital para visualizar os 4 tipos de saltos encontrados no Atletismo. Suas regras básicas e suas diferenças. Assistir aos vídeos para melhor entender os saltos executados com os principais atletas brasileiros e internacionais.
6º MOMENTO
   Finalizando foi entregue aos alunos um texto contando a história do Atletismo, sua origem, seu lema e curiosidades do mesmo. Também foi entregue aos alunos um outro texto, informando como surgiu uma das principais provas do Atletismo e símbolo das Olimpíadas: A Maratona.
RECURSOS COMPLEMENTARES
Data Show, pneus, cones, bambolês, bastões, giz, apito, fita crepe .
AVALIAÇÃO
ü  Verificar se os alunos reconhecem as provas de corridas e saltos do atletismo, através de avaliação por escrito.
ü  Pedir aos alunos que apontem quais as adaptações foram realizadas e recriadas para a realidade da escola e porquê.
ü  Verificar se os alunos reconhecem a História do Atletismo, seu lema, sua origem e outras curiosidades.
ü  Verificar se os alunos reconhecem e sabem executar a regra básica de cada corrida apresentada a eles.
ü  Verificar se os alunos reconhecem como surgiu a Maratona, uma prova tão importante do Atletismo e das Olimpíadas.
 MEU COMENTÁRIO
  O Atletismo é uma modalidade que envolve corridas, saltos e arremessos. Somente as corridas e saltos foram trabalhados, porém só as corridas vivenciadas, devido ao espaço físico, falta de material próprio e de segurança para a execução do mesmo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário